SmartTab - uma cápsula inteligente

As mais recentes descobertas relacionadas à terapia médica relacionam-se com o uso de tecnologias wireless e Bluetooth. SmartTabTM enquadra-se nestas mesmas descobertas.

É o primeiro sistema médico ingerível capaz de entregar medicamentos, sendo alimentado de forma indutiva e controlado remotamente através de um smartphone. Este sistema faz com que a entrega de medicação se torne mais eficaz e direcionada.

Esta cápsula é engolida por um paciente e viaja pelo sistema gastrointestinal permitindo que o tratamento seja entregue no local e hora certos. Assim que engolida esta é rastreada através de um smartphone usando um adesivo na pele, perto da zona-alvo. Quando a cápsula se aproxima o conteúdo é libertado automaticamente ou controlado pelo utilizador através de uma aplicação para smartphones. Após a libertação é enviada alguma informação para o paciente e/ou para o técnico encarregue desta terapia.

Este dispositivo apresenta como vantagens a diminuição das dosagens aplicadas, a redução de efeitos adversos, melhorando os resultados obtidos na saúde do paciente. Para além disso, permite-nos evitar problemas como acordar a meio da noite para manter o horário da medicação, ou até mesmo evitar esquecimentos.

Esta está a ser testada para começar a ser usada em tratamentos como a doença de Crohn (doença do trato gastrointestinal). Apesar disto, outras aplicações têm sido discutidas. Cápsulas que permaneçam no sistema por vários dias podem ser usadas para administração de antibióticos; por outro lado, cápsulas que consigam permanecer por períodos mais longos podem ser usadas para ataques cardíacos ou ataques epiléticos, sendo ativadas durante o início dos sintomas. Para além disso, medicações que têm sido administradas através de injeções podem também passar a ser usadas desta forma, diminuindo a dor sentida pelo doente sem comprometer a eficácia dos tratamentos.

Os estudos pré-clinicos feitos em animais foram concluídos o ano passado e mostram que esta cápsula pode realmente funcionar de acordo com o que tem sido aqui descrito. O passo seguinte é começar estudos em seres humanos de forma a obter a aprovação da FDA (Food and Drug Administration). As previsões do CEO da empresa são de que no espaço de 10 a 15 anos todas as cápsulas e comprimidos de uma farmácia terão algum tipo de sistema que permita monitorizar a dosagem da medicação. Acrescenta-se ainda o seu papel determinante para a evolução de sistemas de Inteligência Artificial relacionados com cuidados de saúde.